Algumas Considerações Sobre Flores Azuis

Na natureza, o azul é uma cor muito difícil de ser encontrada, quando estamos falando de plantas. No reino animal existem bons exemplos, como aves, sapos, borboletas, répteis e diversos animais marinhos. Porém azul em plantas, já é algo mais restrito. Até mesmo no mirtilo, que em inglês se chama "blueberry", de azul, podemos observar um tom um pouco mais arroxeado quando manuseado. É muito mais fácil encontrarmos lilases ou roxos, em tons que podem se aproximar do azul. Apresento-lhes aqui alguns exemplos de plantas com flores azuladas (notem bem que não usei a palavra "azuis"), lilases e arroxeadas. São cores frias, que nos trazem paz e nos levam à introspecção. Se um jardim já nos traz paz, um toque dessas flores nos tranquiliza ainda mais. Devem ser utilizadas com cautela por pessoas que já são introspectivas, para não causar melancolia. Estamos aqui falando de flores azuladas no jardim, e não um dormitório inteiro pintado nesta cor, portanto não será uma meia dúzia de flores que vai nos deprimir.

Gente, a orquídea azul que é muito vendida nos mercados é artificialmente tingida, isso não existe na natureza. Repito, azul de verdade é muito raro. Particularmente, acho um horror essa Phalaenopsis Blue Mystique, nome comercial dessa orquídea. E segundo me consta, produtores de orquídeas, e orquidófilos compartilham da mesma opinião que eu.

Em breve teremos uma ficha para cada uma das seguintes plantas:


Boldo-rasteiro




Flor-de-são-miguel



Glicínia



 Trepadeira-jade



Agapanto



Hortênsia



Falso-íris ou Neomárica




Frésia




 Lavanda



Íris japonesa



Íris holandesa


As fotos acima são todas daqui do jardim. A partir de agora as fotos são de viagens, que coloquei somente por curiosidade, já que são plantas raras no Brasil. Eu vou sempre estimular o cultivo de plantas nativas ou tropicais, portanto as próximas plantas não possuem ficha no blog. 



Esta imagem fotografei no jardim de Keukenhof. Em primeiro plano não vemos muito bem, porém são crocus. As outras são jacintos, inclusive as coloridas mais ao longe. Tanto crocus quanto jacintos são plantas muito difíceis de se cultivar no Brasil, mas se você mora na serra gaúcha, vale a tentativa. O efeito é belíssimo. A imagem seguinte também são jacintos. São bastante perfumados.



Tivoli Gardens, Dinamarca



Aqui vemos alguns crocus em um gramado londrino, nos últimos dias do inverno.



 Nenúfar em Kew




Esta planta muito curiosa é uma cica do Cabo Oriental, no caso as folhas que são azuladas.







Comentários

  1. Parabéns Pedro! Está muito legal o seu blog. Tanta beleza...só mesmo a sua generosidade e sensibilidade para dividir conosco.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, lindo! Eu amei o tema! Acho muito pertinente falar sobre o azul na natureza e essa falseta de Mystic Blue! rs Parabéns, Pedro!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo. Sabemos do seu carinho pelo que faz. 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pedro! Seu trabalho está muito Bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas