Kew Gardens - Palm House

Kew Gardens. Um sonho realizado, um dos jardins botânicos mais importantes do mundo, e de longe o mais influente. Localizado em Richmond upon Thames, a sudoeste de Londres, distante apenas 13 quilômetros, com estação de metrô bem perto. Você deve procurar pela District Line e seguir até a estação Kew Gardens. Saindo da estação, basta atravessar uma rua. No caminho ficam várias lojinhas muito bonitas, vendendo de tudo, floriculturas, livrarias, doces. No dia em que fui, tinha uma barraca de bolos na saída do metrô, comi um bolo delicioso. É bom estar alimentado, pois o dia vai ser longo. O ideal é chegar lá bem cedo, pois quando fui, mesmo com a estufa de clima temperado fechada, eu gastei um dia inteirinho. Digo mesmo com a "Temperate House" fechada (reabre em 2018), pois ela possui o dobro do tamanho da estufa tropical, a "Palm House". Também estava fechado o Pagode (também previsto para reabrir em 2018) e a estufa das plantas aquáticas. Ou seja, atrações que ocupam um certo tempo estavam fechadas e eu usei o dia inteiro lá. Para olhar tudo com calma, é preciso planejamento, talvez ir dois dias.

Após entrar em Kew, as primeiras imagens. Um dia cinza, frio, chuvoso. Mas nada é impedimento. Foi um dia longo, pois para render e conseguir fazer tudo, fiz meu check-out 8 horas da manhã, deixei minha mala no guarda-volume da estação de trem e segui em frente (detalhe, meu trem era só 10:30 da noite, ou seja, foi muito cansativo)



Tudo meio que acordando do inverno, era primeira semana de março, então muitos jardins ainda não tinham sido reformados e muitas plantas ainda não tinham brotado.



Primeiros sinais da Palm House, muitos narcisos.







E voilà, Palm House. Um ícone da Era Vitoriana, esta é uma estufa de clima de floresta tropical. Foi construída em 1844 pelo irlandês Richard Turner, um especialista em estufas e fundidor de ferro, para Decimus Burton, um dos arquitetos britânicos mais importantes do século XIV. Dentre suas obras mais famosas, podemos citar a entrada principal do Hyde Park.






Estava frio do lado de fora, e lá dentro, como a estufa é de clima tropical, é bem quente e úmido. Vista de cima da passarela:




A planta em vaso mais antiga de Kew, uma cica de mais de 240 anos. Pertence a família Zamiaceae e se chama Encephalartos altensteinii. Foi coletado em 1773 pelo primeiro caçador de plantas do local, em Cabo Oriental, na África do Sul, porém só chegou ao seu destino final depois de uma longa viagem de dois anos (informações contidas na etiqueta da planta). Outro exemplar da mesma espécie, provavelmente tão antigo quanto, está no jardim botânico de Amsterdam. 




Por enquanto é isso. A postagem ficaria muito grande se eu colocasse mais conteúdo. Fica para a parte 2.

Comentários

Postagens mais visitadas